Por que Branding é tão importante para a sua marca?

O marketing digital possibilitou uma maior visibilidade para as marcas, principalmente, para pequenos e médios negócios. Essa facilidade pode criar uma sensação de nicho saturado. Basta entrar na rede por cinco minutos e parece que toda a sua concorrência está lá também.

Mas, calma! Não desanime! Investir no branding da sua marca é o que vai te ajudar a se destacar dos demais.

Posicionamento

Uma boa construção de marca começa pela definição desses elementos:

  • Missão
  • Valores
  • Persona

Revise seu público-alvo

Você está atingindo o seu público ideal? Realmente sabe dialogar com ele? Entende suas dores?

É importante pedir feedback de alguns clientes, para que você possa analisar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

De olho na concorrência

Periodicamente, compare sua estratégia e posicionamento com a dos seus principais concorrentes. Observe sites, posts, forças, fraquezas…

  • O que eles fazem melhor que você?
  • O que faz o seu produto/serviço melhor?

Depois de colher essas informações, talvez, seja necessário atualizar velhas estratégias e traçar novas táticas. Com um novo plano de ação reformulado, é hora de colocar tudo em prática.

Melhore sua relação com as redes sociais

Logos de redes sociais amontoadas.

O aumento da necessidade de uma presença digital cada vez mais forte pode acabar nos confundindo. No contexto atual, não é difícil se sentir sufocado pelo conteúdo que consumimos.

Por esse motivo, é preciso encontrar um equilíbrio. Você sabe como trabalhar sua presença digital sem se sentir sugado pelas redes sociais? Continue no post para conferir algumas sugestões da Millennial.

Foque em estreitar relacionamentos nas redes sociais

Pessoa usando celular e computador para acessar redes sociais.

É fato que alguns dos principais objetivos de estar presente nas redes são a visibilidade e a conversão. Ou seja, conquistar novos seguidores e convertê-los em clientes. Ainda assim, tente priorizar construir um relacionamento genuíno com seus seguidores. Comente, responda, curta e poste conteúdo que a sua audiência quer ver.

Pense na jornada do seu cliente. Primeiro, ele precisa saber que você existe, para poder te conhecer. Depois que te conhece, passa a gostar mais de você e a confiar também. A compra costuma acontecer após a conquista da confiança.

Então use suas redes para conquistá-los. Seu conteúdo deve estar focado nas estratégias que vão manter o seu público interessado.

Suas redes sociais, suas regras

Mulher usando celular no carro, conferindo suas redes sociais.

Limite é bom e todo mundo gosta. Para que isso dê certo, você vai precisar estabelecer alguns, como:

  • Monitorar o tempo que vai gastar no celular;
  • Monitorar o tempo que você gasta em cada rede social;
  • Ative lembretes de tempo de uso de tela;
  • Configure as notificações do Instagram só para comentários / dm’s.
  • Faça o número de postagens que é viável para você e o seu negócio.

Pare de seguir perfis que não te acrescentam em nada

Se acompanhar alguém ou alguma marca te desanima, te coloca para baixo ou causa um pouco de ansiedade, é hora de deixar de seguir. Abra espaço para o que te estimula a ser melhor.

Sabe aquele perfil do concorrente que você segue para se manter atualizada? Você pode silenciá-lo. É importante acompanhar a concorrência. Mas se isso gera sentimentos de dúvida e comparação, deixe para visitar o esses perfis esporadicamente.

Se você gostou dessas dicas, tem muito mais lá no Instagram! Não deixe de conferir!

Como ter uma estratégia de marketing digital efetiva

Provavelmente, você sentiu a necessidade de digitalizar o seu negócio nos últimos meses, mais do que nunca. Seja o processo de venda em si, ou o método de divulgação e relacionamento com os clientes. Você também deve ter percebido que não basta só estar no meio digital, é preciso interagir, engajar… E para fazer isso de maneira efetiva, são necessárias uma série de estratégias.

Se você ainda está meio perdido na hora de pensar e executar a divulgação da sua marca, continue nesse post.

Marketing Digital

Em síntese, marketing digital consiste em um conjunto de táticas utilizadas para atingir as metas de empresas, marcas e pessoas, como: adquirir clientes e se conectar com o público-alvo. Diferente do marketing tradicional, podemos dizer que o marketing digital é mais democrático. Por ser mais popular e acessível, ele pode ser realizado por empresas de diversos portes, independentemente do tamanho ou verba.

Agora que você já entende um pouco mais sobre marketing digital, é hora de saber por onde começar no processo de divulgação da sua marca.

Estratégia de Marketing Digital Efetiva – Nível Básico

Branding

A maioria não dá muita importância, mas a construção da marca é essencial. Antes de divulgá-la, determine seus valores e propósitos. Mapeie suas forças, seu diferencial e suas ameaças. Tenha bem definido quem deve ser o seu consumidor ideal, o que você pode fazer por ele e porque ele se tornar seu cliente.

Redes Sociais

Depois de definir sua persona, fica mais fácil saber em qual rede social sua marca deve estar. No geral, as mais utilizadas são o Instagram e o Facebook. Mas tudo dependerá do comportamento do seu público-alvo. Pode ser que sua marca precise ter um atendimento especializado no What’s App, com um catálogo disponível, ou pode ser que seus consumidores prefiram o Tik Tok. Enfim, sua marca deve estar onde seu público está.

Conteúdo

Rede Social não é sinônimo de catálogo ou vitrine. Quanto mais o seu perfil se assemelhar a isso, maior a probabilidade de afastar os seguidores. O conteúdo compartilhado deve te ajudar a construir uma presença online, gerar engajamento, agregar valor e aproximar o consumidor. Fazendo tudo isso, a venda será consequência.

Site

Pode ser o mais simples possível. Até mesmo uma página no Google Meu Negócio. Apenas uma página falando um pouco sobre a marca e passando as informações necessárias como telefone, e-mail ou endereço. Quanto sua marca está presente nessas plataformas o consumidor se sente mais seguro para fechar negócio.

Anúncios

Depois de fortalecer sua presença e sua audiência digital de maneira orgânica, é hora de investir em tráfego pago. A vantagem dos anúncios no Facebook e no Instagram é que você não precisa gastar muito em campanhas para ter um bom retorno. Além disso, é possível segmentar o público por faixa etária, gênero, região ou um comportamento específico.


Estes são apenas alguns passos básicos que podem ajudar a sua marca a ter uma estratégia de marketing digital mais efetiva. Gostou dessa publicação? Deixe seu comentário ou entre em contato através das redes sociais da Millennial!

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