Provavelmente, você sentiu a necessidade de digitalizar o seu negócio nos últimos meses, mais do que nunca. Seja o processo de venda em si, ou o método de divulgação e relacionamento com os clientes. Você também deve ter percebido que não basta só estar no meio digital, é preciso interagir, engajar… E para fazer isso de maneira efetiva, são necessárias uma série de estratégias.

Se você ainda está meio perdido na hora de pensar e executar a divulgação da sua marca, continue nesse post.

Marketing Digital

Em síntese, marketing digital consiste em um conjunto de táticas utilizadas para atingir as metas de empresas, marcas e pessoas, como: adquirir clientes e se conectar com o público-alvo. Diferente do marketing tradicional, podemos dizer que o marketing digital é mais democrático. Por ser mais popular e acessível, ele pode ser realizado por empresas de diversos portes, independentemente do tamanho ou verba.

Agora que você já entende um pouco mais sobre marketing digital, é hora de saber por onde começar no processo de divulgação da sua marca.

Estratégia de Marketing Digital Efetiva – Nível Básico

Branding

A maioria não dá muita importância, mas a construção da marca é essencial. Antes de divulgá-la, determine seus valores e propósitos. Mapeie suas forças, seu diferencial e suas ameaças. Tenha bem definido quem deve ser o seu consumidor ideal, o que você pode fazer por ele e porque ele se tornar seu cliente.

Redes Sociais

Depois de definir sua persona, fica mais fácil saber em qual rede social sua marca deve estar. No geral, as mais utilizadas são o Instagram e o Facebook. Mas tudo dependerá do comportamento do seu público-alvo. Pode ser que sua marca precise ter um atendimento especializado no What’s App, com um catálogo disponível, ou pode ser que seus consumidores prefiram o Tik Tok. Enfim, sua marca deve estar onde seu público está.

Conteúdo

Rede Social não é sinônimo de catálogo ou vitrine. Quanto mais o seu perfil se assemelhar a isso, maior a probabilidade de afastar os seguidores. O conteúdo compartilhado deve te ajudar a construir uma presença online, gerar engajamento, agregar valor e aproximar o consumidor. Fazendo tudo isso, a venda será consequência.

Site

Pode ser o mais simples possível. Até mesmo uma página no Google Meu Negócio. Apenas uma página falando um pouco sobre a marca e passando as informações necessárias como telefone, e-mail ou endereço. Quanto sua marca está presente nessas plataformas o consumidor se sente mais seguro para fechar negócio.

Anúncios

Depois de fortalecer sua presença e sua audiência digital de maneira orgânica, é hora de investir em tráfego pago. A vantagem dos anúncios no Facebook e no Instagram é que você não precisa gastar muito em campanhas para ter um bom retorno. Além disso, é possível segmentar o público por faixa etária, gênero, região ou um comportamento específico.


Estes são apenas alguns passos básicos que podem ajudar a sua marca a ter uma estratégia de marketing digital mais efetiva. Gostou dessa publicação? Deixe seu comentário ou entre em contato através das redes sociais da Millennial!

Marketing de influência é um dos recursos que mais tem sido utilizado pelas marcas e é uma das áreas que mais cresce. Principalmente agora, quando faz-se mais necessário que as marcas estejam presentes no digital. Essa abordagem do marketing consiste em ações com pessoas, os influenciadores digitais, que possuem autoridade entre um determinado grupo de pessoas.

A dupla influenciador e marca dá certo, devido à relação de confiança que os influencers estabelecem com seus seguidores. O desafio é encontrar o influenciador que dialogue todos os dias com a persona da sua marca e que esteja dentro do orçamento, em caso de mídia paga.

Funciona assim:

  • Mídia paga: A divulgação da marca é feita de forma remunerada. Para que a ação dê certo e não haja prejuízo, é preciso que haja uma sinergia entre influenciador e marca. Não confunda este tipo de promoção com um conhecido recurso da publicidade de contratar um garoto-propaganda. Esta relação vai um pouco além. Neste caso, você não está recorrendo a um garoto ou garota-propaganda para vender para o seu público nos veículos de comunicação como jornais, revistas e TV. No marketing de influência, o influenciador já tem seus próprios seguidores. Sua marca falará com o público dele que, até que o ato da compra do produto ou serviço seja concluído, ainda são apenas seus consumidores em potencial. Além disso, os canais utilizados são os canais do próprio influenciador: perfil no Instagram, Tik Tok, canal no YouTube, blog e etc.
  • Mídia conquistada: A famosa parceria ou permuta. Essa ação é baseada no relacionamento e é válida, principalmente, quando o orçamento para divulgação é curto. Mas, pode ser vantajosa tanto para os influenciadores, que ganharão mais visibilidade e prestígio, quanto para a marca, que ganha com a própria divulgação e economia de custos com publicidade.

Entretanto, este post não visa falar de influenciadores em geral. O foco é explicar as vantagens de fechar uma ação com um microinfluenciador. Por isso, antes, precisamos entender melhor sobre esta categoria de influenciador digital.

Quem são os microinfluenciadores?

Diferentemente das celebridades, eles ainda não conquistaram o primeiro milhão de seguidores. Segundo a Revista Forbes, microinfluenciadores possuem entre 1 mil e 50 mil seguidores. Como são pessoas comuns, estão mais próximos dos seguidores e por isso, sua audiência costuma ser tão fiel. Por esta razão, podem ser uma excelente estratégia para negócios locais ou e-commerces.

Conheça as vantagens que um microinfluenciador pode oferecer:

Autenticidade

Eles investem muito em sua marca pessoal, por isso, a audiência é tão fiel. Como não estão engajados em tantas campanhas de grande porte, passam mais credibilidade. Pois, o público entende que ele só divulga os produtos e serviços que realmente usa e confia.

Eles são mais baratos

Campanhas publicitárias podem ser caras, já anúncios pagos pelo Facebook e Instagram, se não forem bem administrados, podem acabar não gerando o resultado esperado. 

Engajamento

O engajamento dos microinfluenciadores, geralmente, supera o número de seguidores. Por exemplo, uma mega celebridade pode ter a visibilidade de milhões de seguidores, mas é menos provável que ela mobilize, de fato, a grande maioria deles. O engajamento de um microinflueciador é mais intimista, portanto, as chances de conversão são maiores.


Gostou dessa publicação? Quer saber mais sobre marketing de influência? Então, deixe o seu comentário ou entre em contato com a Millennial através das redes sociais.

Para quem não está familiarizado, a assessoria de imprensa tradicional tem como foco a produção e divulgação de releases, para promover a inserção da marca em matérias e artigos em variados canais de comunicação.

Essa conquista de espaço de mídia de forma espontânea acontece devido ao estreitamento da relação entre os assessores das marcas e os repórteres. Ou seja, diferente da publicidade que, basicamente, resume-se à compra de um espaço para a divulgação, ao contratar o serviço de assessoria você não está investindo na divulgação da imagem da sua empresa através da compra de espaços publicitários.

follow up

Não é raro que a área de assessoria de imprensa receba pouca importância nos negócios. Porém, quando bem-feita, visando às mídias e os veículos corretos, ela pode aumentar a exposição da marca e gerar ótimos resultados.

Se você tem dúvidas sobre adotar essa estratégia para o seu negócio, a Millennial vai desmistificar algumas crenças e expectativas equivocadas sobre a Assessoria de Imprensa:

1 – “Não sei como funciona, mas disseram que eu preciso.”

Se você ainda não sabe sobre o que se trata, procure se informar. Faça uma seleção de agências, marque reuniões. Procure se informar sobre quais serviços o profissional pode te oferecer e como sua marca poderá se beneficiar disso. Não apenas contrate porque alguém disse que você deveria e depois espere resultados milagrosos imediatos. Manter uma boa relação com o seu assessor, estar disponível para a mídia, disponibilizar informações e dados sobre a sua empresa com clareza, quando necessário, será essencial para estreitar o relacionamento com a mídia e, consequentemente, conseguir mais inserções. 

2 – “Só os grandes veículos importam.”

Antes de sugerir a sua primeira pauta, é necessário estabelecer os veículos que serão abordados. E esses veículos vão depender da sua persona, seu consumidor ideal. A nível de conversão, é mais inteligente focar nas mídias especializadas, mais nichadas. Isso não quer dizer que os grandes veículos não serão abordados. Entretanto, talvez a importância que eles recebem no plano de metas e estratégias, deva ser revisada.

coletiva de imprensa

3 – “Sou muito pequeno para ter uma Assessoria”

Sabemos que os veículos de maior circulação e alcance mantém uma linha editorial que dá prioridade às notícias do dia a dia de grande parte da população nacional. Mas não podemos esquecer que existem diversas formas de falar com o seu público-alvo. Independentemente do tamanho do seu negócio, a mídia especializada é uma ótima alternativa e pode fazer toda a diferença na divulgação do seu negócio e na construção da sua marca.

4 – “Meu produto/serviço é referência na minha área, logo, meus resultados são garantidos.”

Não confunda assessoria de imprensa com compra de espaço editorial ou digital. Resultados não são garantidos. Principalmente, quando falamos em gestão de crises.

De maneira isolada, um produto ou serviço não são o suficiente para uma publicação. Sua marca deve se apresentar inserida no contexto do tema a ser abordado de forma relevante.

Além disso, a queda no número de jornais e revistas fez com que a guerra por espaços editoriais se tornasse ainda mais acirrada. Sendo assim, uma boa pauta precisa apresentar informações relevantes, ser atual e, principalmente, impactar o repórter de alguma forma, para convencê-lo a incluir sua marca na publicação.

5 – “Mandar vários releases por semana aumenta a chance de inserção.”

Como dito anteriormente, a pauta deve ser interessante, relevante e deve agregar valor ao leitor/espectador do veículo. Embora muitos pensem assim, a quantidade de pautas não é sinônimo de qualidade e nem de número de inserções. Muito pelo contrário, pode passar uma sensação de “desespero” de estar na mídia a qualquer custo e acabar manchando a imagem da sua empresa junto à mídia, o que dificultará o diálogo do seu assessor com os repórteres.

assessoria de imprensa

Agora que você já entende um pouco mais sobre Assessoria de Imprensa, lembre-se que ela não faz milagre se a sua marca não tiver um serviço ou produto interessante, original.

Se os valores, o diferencial e as metas não estiverem bem estruturadas,  será mais difícil se apresentar como uma marca relevante, que desperta o interesse da mídia. A concorrência é grande. Pense no que a sua marca tem que nenhuma outra tem. Pode ser um produto, serviço, modelo de gestão, de trabalho, uma percepção de mudança no mercado ou o surgimento de uma tendência no seu nicho. Enfim, algo que te possibilite se posicionar como referência. 

O ano de 2020 não foi nada fácil para muitos empreendimentos e para muitas famílias. Para muitos, foi um ano de perdas, estresse e ansiedade. O ano de 2021 iniciou com a promessa e a esperança da vacina, mas sabemos que ainda teremos um período de incertezas até que as coisas comecem a se estabilizarem, de fato.

O desafio é grande. Por isso, é necessário renovar a motivação, arregaçar as mangas e traçar novas estratégias para a sua marca.

A primeira delas é:

Conheça melhor os seus clientes

Mais do que estudar seu nicho ou sua persona, tente se aproximar mais de quem já está com você, quem já é seu cliente. Aproveite as ferramentas das redes sociais, como as caixas de perguntas nos stories.

É importante saber o que eles gostam no seu produto ou serviço, o que te diferencia da concorrência ou que pode ser melhorado. Além disso, as mídias sociais também são muito importantes para consolidar sua autoridade na sua área.

Conhecimento é poder

Estude! Essa dica também foi muito comentada no ano passado e continua sendo válida. É natural que o orçamento para investir na criação de novos produtos ou serviços esteja mais limitado. Sendo assim, o melhor a se fazer é investir em conhecimento.

Otimize processos burocráticos

Você precisa resolver questões no seu financeiro ou no seu método de organizar documentos e arquivos importantes do seu negócio, por exemplo? Essa é a hora. Otimize tudo o que puder.

Quando as vendas voltarem a crescer, você perderá menos tempo nesses processos.

Invista nas redes sociais da sua marca

Se não der para investir em campanhas e anúncios, invista tempo mesmo. Primeiro, é importante descobrir o canal que funciona melhor para o seu negócio e o seu público. É o Instagram? What’s App? Telegram? 

Esteja presente neles. Interaja com seu público e reforce sua presença.


Enfim, a ideia é fortalecer a sua marca em todos os campos. Se for preciso, reinvente-se, comece do zero, mas não fique parado.

Durante o período de isolamento social, você provavelmente se deparou com alguns vídeos do Tik Tok no Instagram e no Facebook, certo?

E é provável que você tenha pensado: “Mais uma rede social! Eu ainda nem dominei o instagram e já tenho que  aprender a mexer nesse Tik Tok

Mas será que você realmente precisa estar lá?

Do que se trata?

O Tik Tok é um aplicativo para exibição de vídeos curtos, entre 15 a 60 segundos. Possui uma série de recursos de edição, dublagem e filtros divertidos.

Em 2019, foi o terceiro programa mais baixado, ficando atrás apenas do What’s App e do Facebook Messenger, ultrapassando o Instagram e o Facebook.

Uma estratégia muito utilizada pelo aplicativo e que tem dado muito certo são os challenges, desafios criados pelos próprios usuários, e as dancinhas coreografadas. O objetivo é que o usuário crie vídeos com um tema ou música  específica.

Outro motivo para o sucesso do aplicativo foi a divulgação feita por celebridades e um sistema de monetização, que beneficia os usuários que conseguem levar mais tiktokers para a rede, através do uso de um código.

Mas a pergunta que não quer calar é: o Tik Tok é pra você? Vale a pena investir nesse aplicativo?

Para quem é o Tik Tok?

O fato é que o Tik Tok é relativamente recente, e seu foco é, principalmente entre os adolescentes, especificamente, a geração z, aqueles nascidos entre a segunda metade da década de 90 até o ano 2010.

Então, se esse é o seu público-alvo ou se você deseja expandir o seu mercado para esse público, criar um conteúdo diferente, divertido e engraçado no app pode ser uma ótima maneira de sair na frente da concorrência.

Se esse não for o seu caso, se o seu público não está no Tik Tok, é melhor se concentrar na rede de maior conexão com a sua audiência, do que estar presente nos dois, mas não engajar e não converter em nenhum.

Dê preferência para o que funciona para o seu negócio. Não entre na modinha só para marcar presença.

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