abril 7, 2023
É fato, a geração Z é a geração do momento e 97% deles utilizam as mídias sociais para se inspirar sobre onde e o que comprar. Mas não pense que para atingir esse público basta anunciar o seu serviço ou colocar o seu produto numa vitrine. É necessário um pouco de estratégia para despertar o interesse da geração Z.
Se a sua marca tem os zellenials como target, continue aqui para saber mais sobre esse público.
Quem faz parte da Geração Z?
Assim como os boomers, os integrantes da geração X e os millennials, a geração Z apresenta um conjunto de características em comum:
- Nasceram entre 1996 e 2010
- Nativos digitais
- Cresceram durante a recessão
- Atitude conservadora em relação ao dinheiro
- Preferem conteúdo em vídeo, principalmente UGC (User Generated Content), ou seja, conteúdo gerado pelo próprio usuário da marca.
O poder da influência
Os genz’ers buscam validação de suas decisões de compra com seus colegas nativos digitais. Isso quer dizer que, antes de realizar uma compra, buscam por avaliações e análises do produto ou serviço. Além de buscar por reviews de pessoas comuns no Google, nos sites e nas redes sociais, consideram as opiniões e recomendações de influenciadores.
Foco na diversidade
Conhecida por ser a geração com maior diversidade racial até o momento, os integrantes da Geração Z abraçaram totalmente a diversidade, a equidade e a inclusão, e valorizam as marcas que seguem essas mesmas práticas. Mais do que um ponto de venda, mídias sociais são muito eficazes para demonstrar como o seu negócio se posiciona diante desta temática, desde que não seja apenas uma ação publicitária. A geração Z busca a diversidade na prática, desde a escolha de modelos, equipe e time de influenciadores.
Transparência
Eles são ótimos em detectar mentiras e fake news e melhores ainda em expor o que descobriram nas redes. Então, é essencial que a sua marca se comunique com clareza e transparência. Eles têm consciência que a perfeição não faz parte da realidade, mas valorizam o senso de responsabilidade e de contínua evolução.
Algumas formas de demonstrar transparência:
- Postar conteúdo de bastidores
- Responder caixa de perguntar
- Tom de voz em coerência em todas as plataformas sociais
- Se engajar com o público
- Mostrar como sua empresa coleta e usa dados para anúncios, compartilhando por quanto tempo os armazena.
Uma pesquisa revelou que menos de um terço desses jovens consumidores se sente confortável em compartilhar seus dados pessoais na internet, além de informações de contato e histórico de compras. Contudo, esse mesmo estudo descobriu que 61% se sentiriam melhor em compartilhar essas informações pessoais se confiassem que a marca as protegeria com segurança.
Trends com autenticidade
A Geração Z adora uma trend. De tempos em tempos, é comum assistirmos músicas e comportamentos viralizarem nas redes. Porém, para a geração Z, mais importante do que fazer o que todos estão fazendo, é utilizar a tendência e o conteúdo viral para fazer sua própria versão e expressar a identidade da sua marca.
Flexibilidade
Estes consumidores são atraídos por variadas opções de horários de atendimento e formas de pagamento, tudo que simplifica e agiliza a compra de maneira segura. Também valorizam gratificações instantâneas e ofertas sob demanda.
Resumindo, o que mais influencia a Geração Z na hora da compra é:
- Melhor custo-benefício: o máximo de qualidade pelo valor investido
- Identificação: a marca deve refletir seus valores e crenças pessoais
- Reviews: Busca por avaliações de usuários para decisão da compra
- Acessibilidade: preferência por marcas que pensam mobile-first
- Conveniência: Produtos e serviços just-in-time.
O poder de compra da Geração Z continuará crescendo nos próximos anos. Com todas essas dicas, podemos dizer que é preciso muito mais que publicidade direta para despertar seu interesse. Para essas e mais dicas, continue acompanhando a Millennial em nossos canais digitais.