Veja como microinfluenciadores podem ajudar a sua marca

Marketing de influência é um dos recursos que mais tem sido utilizado pelas marcas e é uma das áreas que mais cresce. Principalmente agora, quando faz-se mais necessário que as marcas estejam presentes no digital. Essa abordagem do marketing consiste em ações com pessoas, os influenciadores digitais, que possuem autoridade entre um determinado grupo de pessoas.

A dupla influenciador e marca dá certo, devido à relação de confiança que os influencers estabelecem com seus seguidores. O desafio é encontrar o influenciador que dialogue todos os dias com a persona da sua marca e que esteja dentro do orçamento, em caso de mídia paga.

Funciona assim:

  • Mídia paga: A divulgação da marca é feita de forma remunerada. Para que a ação dê certo e não haja prejuízo, é preciso que haja uma sinergia entre influenciador e marca. Não confunda este tipo de promoção com um conhecido recurso da publicidade de contratar um garoto-propaganda. Esta relação vai um pouco além. Neste caso, você não está recorrendo a um garoto ou garota-propaganda para vender para o seu público nos veículos de comunicação como jornais, revistas e TV. No marketing de influência, o influenciador já tem seus próprios seguidores. Sua marca falará com o público dele que, até que o ato da compra do produto ou serviço seja concluído, ainda são apenas seus consumidores em potencial. Além disso, os canais utilizados são os canais do próprio influenciador: perfil no Instagram, Tik Tok, canal no YouTube, blog e etc.
  • Mídia conquistada: A famosa parceria ou permuta. Essa ação é baseada no relacionamento e é válida, principalmente, quando o orçamento para divulgação é curto. Mas, pode ser vantajosa tanto para os influenciadores, que ganharão mais visibilidade e prestígio, quanto para a marca, que ganha com a própria divulgação e economia de custos com publicidade.

Entretanto, este post não visa falar de influenciadores em geral. O foco é explicar as vantagens de fechar uma ação com um microinfluenciador. Por isso, antes, precisamos entender melhor sobre esta categoria de influenciador digital.

Quem são os microinfluenciadores?

Diferentemente das celebridades, eles ainda não conquistaram o primeiro milhão de seguidores. Segundo a Revista Forbes, microinfluenciadores possuem entre 1 mil e 50 mil seguidores. Como são pessoas comuns, estão mais próximos dos seguidores e por isso, sua audiência costuma ser tão fiel. Por esta razão, podem ser uma excelente estratégia para negócios locais ou e-commerces.

Conheça as vantagens que um microinfluenciador pode oferecer:

Autenticidade

Eles investem muito em sua marca pessoal, por isso, a audiência é tão fiel. Como não estão engajados em tantas campanhas de grande porte, passam mais credibilidade. Pois, o público entende que ele só divulga os produtos e serviços que realmente usa e confia.

Eles são mais baratos

Campanhas publicitárias podem ser caras, já anúncios pagos pelo Facebook e Instagram, se não forem bem administrados, podem acabar não gerando o resultado esperado. 

Engajamento

O engajamento dos microinfluenciadores, geralmente, supera o número de seguidores. Por exemplo, uma mega celebridade pode ter a visibilidade de milhões de seguidores, mas é menos provável que ela mobilize, de fato, a grande maioria deles. O engajamento de um microinflueciador é mais intimista, portanto, as chances de conversão são maiores.


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5 expectativas/crenças erradas sobre Assessoria de Imprensa

Para quem não está familiarizado, a assessoria de imprensa tradicional tem como foco a produção e divulgação de releases, para promover a inserção da marca em matérias e artigos em variados canais de comunicação.

Essa conquista de espaço de mídia de forma espontânea acontece devido ao estreitamento da relação entre os assessores das marcas e os repórteres. Ou seja, diferente da publicidade que, basicamente, resume-se à compra de um espaço para a divulgação, ao contratar o serviço de assessoria você não está investindo na divulgação da imagem da sua empresa através da compra de espaços publicitários.

follow up

Não é raro que a área de assessoria de imprensa receba pouca importância nos negócios. Porém, quando bem-feita, visando às mídias e os veículos corretos, ela pode aumentar a exposição da marca e gerar ótimos resultados.

Se você tem dúvidas sobre adotar essa estratégia para o seu negócio, a Millennial vai desmistificar algumas crenças e expectativas equivocadas sobre a Assessoria de Imprensa:

1 – “Não sei como funciona, mas disseram que eu preciso.”

Se você ainda não sabe sobre o que se trata, procure se informar. Faça uma seleção de agências, marque reuniões. Procure se informar sobre quais serviços o profissional pode te oferecer e como sua marca poderá se beneficiar disso. Não apenas contrate porque alguém disse que você deveria e depois espere resultados milagrosos imediatos. Manter uma boa relação com o seu assessor, estar disponível para a mídia, disponibilizar informações e dados sobre a sua empresa com clareza, quando necessário, será essencial para estreitar o relacionamento com a mídia e, consequentemente, conseguir mais inserções. 

2 – “Só os grandes veículos importam.”

Antes de sugerir a sua primeira pauta, é necessário estabelecer os veículos que serão abordados. E esses veículos vão depender da sua persona, seu consumidor ideal. A nível de conversão, é mais inteligente focar nas mídias especializadas, mais nichadas. Isso não quer dizer que os grandes veículos não serão abordados. Entretanto, talvez a importância que eles recebem no plano de metas e estratégias, deva ser revisada.

coletiva de imprensa

3 – “Sou muito pequeno para ter uma Assessoria”

Sabemos que os veículos de maior circulação e alcance mantém uma linha editorial que dá prioridade às notícias do dia a dia de grande parte da população nacional. Mas não podemos esquecer que existem diversas formas de falar com o seu público-alvo. Independentemente do tamanho do seu negócio, a mídia especializada é uma ótima alternativa e pode fazer toda a diferença na divulgação do seu negócio e na construção da sua marca.

4 – “Meu produto/serviço é referência na minha área, logo, meus resultados são garantidos.”

Não confunda assessoria de imprensa com compra de espaço editorial ou digital. Resultados não são garantidos. Principalmente, quando falamos em gestão de crises.

De maneira isolada, um produto ou serviço não são o suficiente para uma publicação. Sua marca deve se apresentar inserida no contexto do tema a ser abordado de forma relevante.

Além disso, a queda no número de jornais e revistas fez com que a guerra por espaços editoriais se tornasse ainda mais acirrada. Sendo assim, uma boa pauta precisa apresentar informações relevantes, ser atual e, principalmente, impactar o repórter de alguma forma, para convencê-lo a incluir sua marca na publicação.

5 – “Mandar vários releases por semana aumenta a chance de inserção.”

Como dito anteriormente, a pauta deve ser interessante, relevante e deve agregar valor ao leitor/espectador do veículo. Embora muitos pensem assim, a quantidade de pautas não é sinônimo de qualidade e nem de número de inserções. Muito pelo contrário, pode passar uma sensação de “desespero” de estar na mídia a qualquer custo e acabar manchando a imagem da sua empresa junto à mídia, o que dificultará o diálogo do seu assessor com os repórteres.

assessoria de imprensa

Agora que você já entende um pouco mais sobre Assessoria de Imprensa, lembre-se que ela não faz milagre se a sua marca não tiver um serviço ou produto interessante, original.

Se os valores, o diferencial e as metas não estiverem bem estruturadas,  será mais difícil se apresentar como uma marca relevante, que desperta o interesse da mídia. A concorrência é grande. Pense no que a sua marca tem que nenhuma outra tem. Pode ser um produto, serviço, modelo de gestão, de trabalho, uma percepção de mudança no mercado ou o surgimento de uma tendência no seu nicho. Enfim, algo que te possibilite se posicionar como referência. 

Como fortalecer sua marca em 2021

O ano de 2020 não foi nada fácil para muitos empreendimentos e para muitas famílias. Para muitos, foi um ano de perdas, estresse e ansiedade. O ano de 2021 iniciou com a promessa e a esperança da vacina, mas sabemos que ainda teremos um período de incertezas até que as coisas comecem a se estabilizarem, de fato.

O desafio é grande. Por isso, é necessário renovar a motivação, arregaçar as mangas e traçar novas estratégias para a sua marca.

A primeira delas é:

Conheça melhor os seus clientes

Mais do que estudar seu nicho ou sua persona, tente se aproximar mais de quem já está com você, quem já é seu cliente. Aproveite as ferramentas das redes sociais, como as caixas de perguntas nos stories.

É importante saber o que eles gostam no seu produto ou serviço, o que te diferencia da concorrência ou que pode ser melhorado. Além disso, as mídias sociais também são muito importantes para consolidar sua autoridade na sua área.

Conhecimento é poder

Estude! Essa dica também foi muito comentada no ano passado e continua sendo válida. É natural que o orçamento para investir na criação de novos produtos ou serviços esteja mais limitado. Sendo assim, o melhor a se fazer é investir em conhecimento.

Otimize processos burocráticos

Você precisa resolver questões no seu financeiro ou no seu método de organizar documentos e arquivos importantes do seu negócio, por exemplo? Essa é a hora. Otimize tudo o que puder.

Quando as vendas voltarem a crescer, você perderá menos tempo nesses processos.

Invista nas redes sociais da sua marca

Se não der para investir em campanhas e anúncios, invista tempo mesmo. Primeiro, é importante descobrir o canal que funciona melhor para o seu negócio e o seu público. É o Instagram? What’s App? Telegram? 

Esteja presente neles. Interaja com seu público e reforce sua presença.


Enfim, a ideia é fortalecer a sua marca em todos os campos. Se for preciso, reinvente-se, comece do zero, mas não fique parado.

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