Como ter uma estratégia de marketing digital efetiva

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Provavelmente, você sentiu a necessidade de digitalizar o seu negócio nos últimos meses, mais do que nunca. Seja o processo de venda em si, ou o método de divulgação e relacionamento com os clientes. Você também deve ter percebido que não basta só estar no meio digital, é preciso interagir, engajar… E para fazer isso de maneira efetiva, são necessárias uma série de estratégias.

Se você ainda está meio perdido na hora de pensar e executar a divulgação da sua marca, continue nesse post.

Marketing Digital

Em síntese, marketing digital consiste em um conjunto de táticas utilizadas para atingir as metas de empresas, marcas e pessoas, como: adquirir clientes e se conectar com o público-alvo. Diferente do marketing tradicional, podemos dizer que o marketing digital é mais democrático. Por ser mais popular e acessível, ele pode ser realizado por empresas de diversos portes, independentemente do tamanho ou verba.

Agora que você já entende um pouco mais sobre marketing digital, é hora de saber por onde começar no processo de divulgação da sua marca.

Estratégia de Marketing Digital Efetiva – Nível Básico

Branding

A maioria não dá muita importância, mas a construção da marca é essencial. Antes de divulgá-la, determine seus valores e propósitos. Mapeie suas forças, seu diferencial e suas ameaças. Tenha bem definido quem deve ser o seu consumidor ideal, o que você pode fazer por ele e porque ele se tornar seu cliente.

Redes Sociais

Depois de definir sua persona, fica mais fácil saber em qual rede social sua marca deve estar. No geral, as mais utilizadas são o Instagram e o Facebook. Mas tudo dependerá do comportamento do seu público-alvo. Pode ser que sua marca precise ter um atendimento especializado no What’s App, com um catálogo disponível, ou pode ser que seus consumidores prefiram o Tik Tok. Enfim, sua marca deve estar onde seu público está.

Conteúdo

Rede Social não é sinônimo de catálogo ou vitrine. Quanto mais o seu perfil se assemelhar a isso, maior a probabilidade de afastar os seguidores. O conteúdo compartilhado deve te ajudar a construir uma presença online, gerar engajamento, agregar valor e aproximar o consumidor. Fazendo tudo isso, a venda será consequência.

Site

Pode ser o mais simples possível. Até mesmo uma página no Google Meu Negócio. Apenas uma página falando um pouco sobre a marca e passando as informações necessárias como telefone, e-mail ou endereço. Quanto sua marca está presente nessas plataformas o consumidor se sente mais seguro para fechar negócio.

Anúncios

Depois de fortalecer sua presença e sua audiência digital de maneira orgânica, é hora de investir em tráfego pago. A vantagem dos anúncios no Facebook e no Instagram é que você não precisa gastar muito em campanhas para ter um bom retorno. Além disso, é possível segmentar o público por faixa etária, gênero, região ou um comportamento específico.


Estes são apenas alguns passos básicos que podem ajudar a sua marca a ter uma estratégia de marketing digital mais efetiva. Gostou dessa publicação? Deixe seu comentário ou entre em contato através das redes sociais da Millennial!

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