Veja como microinfluenciadores podem ajudar a sua marca

Marketing de influência é um dos recursos que mais tem sido utilizado pelas marcas e é uma das áreas que mais cresce. Principalmente agora, quando faz-se mais necessário que as marcas estejam presentes no digital. Essa abordagem do marketing consiste em ações com pessoas, os influenciadores digitais, que possuem autoridade entre um determinado grupo de pessoas.

A dupla influenciador e marca dá certo, devido à relação de confiança que os influencers estabelecem com seus seguidores. O desafio é encontrar o influenciador que dialogue todos os dias com a persona da sua marca e que esteja dentro do orçamento, em caso de mídia paga.

Funciona assim:

  • Mídia paga: A divulgação da marca é feita de forma remunerada. Para que a ação dê certo e não haja prejuízo, é preciso que haja uma sinergia entre influenciador e marca. Não confunda este tipo de promoção com um conhecido recurso da publicidade de contratar um garoto-propaganda. Esta relação vai um pouco além. Neste caso, você não está recorrendo a um garoto ou garota-propaganda para vender para o seu público nos veículos de comunicação como jornais, revistas e TV. No marketing de influência, o influenciador já tem seus próprios seguidores. Sua marca falará com o público dele que, até que o ato da compra do produto ou serviço seja concluído, ainda são apenas seus consumidores em potencial. Além disso, os canais utilizados são os canais do próprio influenciador: perfil no Instagram, Tik Tok, canal no YouTube, blog e etc.
  • Mídia conquistada: A famosa parceria ou permuta. Essa ação é baseada no relacionamento e é válida, principalmente, quando o orçamento para divulgação é curto. Mas, pode ser vantajosa tanto para os influenciadores, que ganharão mais visibilidade e prestígio, quanto para a marca, que ganha com a própria divulgação e economia de custos com publicidade.

Entretanto, este post não visa falar de influenciadores em geral. O foco é explicar as vantagens de fechar uma ação com um microinfluenciador. Por isso, antes, precisamos entender melhor sobre esta categoria de influenciador digital.

Quem são os microinfluenciadores?

Diferentemente das celebridades, eles ainda não conquistaram o primeiro milhão de seguidores. Segundo a Revista Forbes, microinfluenciadores possuem entre 1 mil e 50 mil seguidores. Como são pessoas comuns, estão mais próximos dos seguidores e por isso, sua audiência costuma ser tão fiel. Por esta razão, podem ser uma excelente estratégia para negócios locais ou e-commerces.

Conheça as vantagens que um microinfluenciador pode oferecer:

Autenticidade

Eles investem muito em sua marca pessoal, por isso, a audiência é tão fiel. Como não estão engajados em tantas campanhas de grande porte, passam mais credibilidade. Pois, o público entende que ele só divulga os produtos e serviços que realmente usa e confia.

Eles são mais baratos

Campanhas publicitárias podem ser caras, já anúncios pagos pelo Facebook e Instagram, se não forem bem administrados, podem acabar não gerando o resultado esperado. 

Engajamento

O engajamento dos microinfluenciadores, geralmente, supera o número de seguidores. Por exemplo, uma mega celebridade pode ter a visibilidade de milhões de seguidores, mas é menos provável que ela mobilize, de fato, a grande maioria deles. O engajamento de um microinflueciador é mais intimista, portanto, as chances de conversão são maiores.


Gostou dessa publicação? Quer saber mais sobre marketing de influência? Então, deixe o seu comentário ou entre em contato com a Millennial através das redes sociais.

Leave a Reply

Your email address will not be published.